3 Outubro, 2019

Curriculum Salomé Fonseca


Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1991.

Iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos no Externato Nossa Senhora de Fátima, prosseguindo, mais tarde, na Academia de Música de Espinho onde concluiu o 8º grau de piano nas classes das professoras Ana Teresa Pires e Beatriz Betancourt, o curso básico de Técnica Vocal com Margarida Reis e composição com Nuno Peixoto de Pinho.

Em 2013, recebeu uma Menção Honrosa no “Concurso de Composição Séc. XXI – Bernardo Sassetti e Emmanuel Nunes” com “Miniaturas sob pressão” para piano solo. Nesse mesmo ano, ingressou no curso de Composição na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo onde estudou com Telmo Marques, Carlos Azevedo, Eugénio Amorim, Daniel Moreira, Pedro Santos, Dimitris Andrikopoulus, entre outros.

Em Julho de 2015 obteve o 2º lugar no 2º Concurso de Composição da Academia de Flautas de Verão com a peça “Zoé” para quinteto de flautas e o 1º lugar no 2º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical, com a obra “Senhor Polícia” para coro infantil e piano.

Concluiu o Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical – em 2018, na Escola Superior de Educação  sob orientação do Prof. Dr. Jorge Alexandre Costa.

Ao longo do seu percurso frequentou workshops com Jos Wuytack e Jorge Prendas e lecionou em diversas escolas privadas as disciplinas de Piano e Educação Musical.

Atualmente é professora de Educação Musical e Coro no Externato Nossa Senhora de Fátima e de Expressão Musical, Iniciação Musical, Classe de Conjunto e Formação Musical na Academia de Música de Espinho.

É membro do Coro Amigos da Música (Espinho) dirigido por Fausto Neves, vocalista do grupo Fado A’Lado e responsável do projeto “Música para Bebés – Salomé Fonseca” que proporciona workshops para pais e crianças em diferentes escolas de música e centros terapêuticos.

É licenciada em Ciências da Comunicação – variante de jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.