Ana Mafalda Monteiro iniciou os estudos musicais no ano de 2002 na Academia de Música de Paços de Brandão, e conta com uma actividade musical regular. Ana concluiu em 2015 a Licenciatura em Música, na Universidade do Minho, na classe do Professor Pavel Gomziakov. Em 2017 concluiu o Mestrado em Interpretação Artística – Violoncelo (ESMAE, Porto) na classe do Professor Filipe Quaresma, tendo estudado e desenvolvido o tema “A Sonata para Violoncelo e Piano de Luís de Freitas Branco – Análise Comparativa com a Sonata para Violino e Piano de César Franck”. Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música, na mesma instituição, aprofundando o estudo sobre a violoncelista Guilhermina Suggia.
É violoncelista no Quarteto Rosário, que se tem apresentado em vários festivais como Harmos Festival e Festival InSpiritum. É também violoncelista no grupo Lumennis Trio (violoncelo, clarinete e piano), que conta já com vários prémios, como o 2º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos 2018, 1º Prémio no Concurso de Música de Câmara de Vila Verde 2017, ou 3º Prémio no Concurso de Música de Câmara CulturXis 2017. Este grupo realizou várias masterclasses, com professores como Mats Lidstrom, Pedro Burmester, Filipe Quaresma, entre outros, apresentado-se em concerto regularmente pelo país.
Ana Monteiro é actualmente membro da Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira. Trabalhou também com os maestros Baldur Bronnimann, Roberto Perez, António Saiote, António Vitorino de Almeida, Pedro Carneiro, Peter Rundel, Pedro Neves, C. Bochmann, Toby Hoffman, entre outros.
Frequenta regularmente masterclasses internacionais com os mais conceituados violoncelistas da actualidade, como Raphael Wallfisch, Justus Grimm, Gary Hoffman, Daniel Pardo, Miguel Rocha, Amit Peled, Nadège Rochat, Romain Garioud, Diana Vinagre, Marco Pereira e Elisabeth Wilson.
Apresentou-se a solo e como membro de variados grupos de música de câmara em vários festivais internacionais, como I Solisti del Vento, na Bélgica; Festival Internacional de Música de Câmara CIEC; Musical Summer em Espanha; Verão Clássico, Centro Cultural de Belém; Internationale Masterclass Apeldoorn, Holanda, entre outros. Participou também na Academia de Verão – Remix Ensemble Casa da Música, trabalhando com o violoncelista Oliver Parr, e foi também membro estagiário na Orquestra Sinfónica Casa da Música.
Ana Mafalda Monteiro obteve vários prémios em concursos a solo, como Concurso Marília Rocha, Concurso Internacional S. Cecília, Prémio Jovens Músicos, Concurso Vasco Barbosa, Paços Premium, Concurso do Fundão, entre outros.