Email institucional
julianaalves@acadmusicapb.com
Notas Biográficas
Juliana Alves nasceu em Santa Maria da Feira e iniciou os seus estudos musicais em setembro de 2002, em violino – Método Suzuki, na Academia de Música de Paços de Brandão. Em 2009 mudou para viola d’arco para a classe da professora Susana Cordeiro e a partir do ano seguinte na classe do professor António Pereira.
Venceu o 1º Prémio nos anos de 2012 e 2015, no Concurso Nacional Paços Premium. Participou em diversas Masterclasses orientadas por prestigiados professores tais como Ana Bela Chaves, Leo de Neve, Dorothea Vogel, Ryszard Wóycicki, David Lloyd, Christophe Desjardins, Hugo Diogo, Luís Norberto Silva, Rute Azevedo, Aida Carmen Sonae, Joana Pereira, entre outros.
Trabalhou também com maestros de renome entre eles Semyon Bychkov, Peter Stark, Pedro Neves, Julien Benichou, Joana Carneiro, Jean-Sébastien Béreau, Pedro Carneiro, José Eduardo Gomes, Douglas Bostock, Osvaldo Ferreira, Jan Wierzba, Rui Pinheiro, entre outros.
Em 2012 entrou para a OCPzero/JOP até 2018 e realizou concertos em salas na Alemanha e na Roménia. Através desta orquestra participou num projeto de intercâmbio na Polónia com a Orquestra Sinfonia Iuventus, com o maestro Pawel Kos-Nowicki. No verão de 2017, juntou-se ao “Estágio Orquestra Gulbenkian” onde teve a oportunidade de participar no projeto Side by Side com a RCO (Royal Concertgebouw Orchestra) atuando na Fundação Calouste Gulbenkian juntamente com os músicos desta orquestra. Trabalhou ainda na Orquestra Académica Filarmónica, na Orquestra Sem Fronteiras, na Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Sinfónica de Gouveia e na Orquestra Juvenil de Viseu.
A nível da música de câmara atuou com o Lúmen Trio no II Ciclo de Música de Câmara de Santa Maria da Feira, atua regularmente com o Quarteto Douro Music em diversos eventos, assim como com o grupo Légatto, e o Quarteto ROMÃ. Participou, com este último, no filme “Biscoito da Fortuna”, e acompanhou vários artistas. Gravou com Firgun, The Factory Audiovisual, Daniel Nunes, Francisco Moreira, NOA, e várias músicas com quarteto de cordas e piano do compositor Zé Tó Lemos.
No ano de 2019 foi admitida como músico reforço na Orquestra das Beiras e em 2020 na Orquestra da Costa Atlântica. Atualmente colabora com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, com quem já́ tocou em Paris e Berlim.
Foi professora de atividades extracurriculares- Ensino da Música na Associação Semear Talentos de 2018 a 2022. Nos anos de 2018 e 2019 participou como professora de naipe no Festival de Música e Dança da Figueira da Foz e em 2025 deu Masterclass no Conservatório de Música Artallis, em Loures e um Workshop de música para bebés na Notas & Acordes, em São João de Vêr. Foi solista com a Orquestra Sinfónica da JOBRA no Concerto JOBRA Educação 2025, na Casa da Música. Ainda em 2025 foi júri do Concurso CJ.COM Aveiro 2025 e do Concurso Interno da Academia de Artes de Chaves.
Tem o curso de Auxiliar de Ensino Especial, pela S.A. Formação, e participa ativamente em Workshops e Formações sobre Educação, Educação Inclusiva, Bullying, Racismo e Interculturalidade, Gestão e Organização de Eventos/Projetos, Sustentabilidade, Comunicação, entre outros.
Deu aulas, em regime de substituição, na AMPB – Academia de Música de Paços de Brandão, no Conservatório de Música de Terras de Santa Maria e na Pallco – Performing Arts School & Conservatory. No ano letivo de 2023/2024 foi professora de violino, violeta e classe de conjunto no Conservatório de Caldas da Rainha.
É professora de Violeta e Música de Câmara no CMJ – Conservatório de Música da JOBRA (2023) e na ART’J – Escola Profissional de Artes Performativas da JOBRA (2024), no Conservatório de Música de Coimbra (2025) e nas associações: Tuna Musical de Anta (2018) e Juventude de Sanguedo (2021). No ano letivo 2024/2025 foi Professora de Violeta no Conservatório de Música de Vila Real.
Licenciou-se em Música, no ano de 2020, pela Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, e terminou o Mestrado em Ensino de Música em 2023, com o Professor António Pereira, na Universidade de Aveiro.