Email institucional
diogosilva@acadmusicapb.com
Notas Biográficas
Iniciou os seus estudos musicais em 2008 na escola da Banda Musical de Melres. Em 2012 foi admitido na Academia de Música de Costa Cabral, onde concluiu, em 2017, o Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão, na classe do professor Ricardo Antão. Prosseguiu a sua formação na Universidade de Aveiro, onde concluiu a Licenciatura em Música – Performance (2021) e o Mestrado em Ensino da Música (2023). Desde 2024 integra o Programa Doutoral em Música na mesma instituição.
Para aprofundar os seus conhecimentos e experiências musicais, participou em diversas masterclasses com algumas das maiores referências do eufónio e da tuba, entre as quais Thomas Rüedi, Demondrae Thurman, Anthony Caillet, Fernando Deddos, Jukka Myllys, Sérgio Carolino, Gene Pokorny, François Thuillier, Daniel Perantoni e Ricardo Carvalhoso, entre outros.
Foi semifinalista na 37.ª edição do concurso Prémios Jovens Músicos da Antena 2 e finalista no concurso Bolsas de Estudo Yamaha Music Europe Foundation 2024/2025. Foi ainda premiado nos concursos Terras de La Salette (2018), World Music Contest (2022, com a Orquestra de Sopros da Academia de Música e Artes de Chaves) e Rafael Totajada da AETYB (2024, categoria de Banda/Orquestra).
Integra a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira desde 2024, tendo colaborado também com a Orquestra Filarmónica Portuguesa e a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa.
No âmbito da música de câmara integrou várias formações, entre as quais o BaixaRia Tuba Ensemble, o NoMad Duo Ensemble – do projeto “A Jangada Metálica”, apoiado pelo Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes e Antena 2 – e o Brass Quintet Revolution, integrado no seu projeto de investigação “A versatilidade do eufónio em contexto de música de câmara”.
Atualmente, além de frequentar o Programa Doutoral em Música, exerce funções como diretor pedagógico e professor das classes de Orquestra, Eufónio e Tuba na Academia de Música Mell’Artes, e como professor de Tuba na Academia de Música de Paços de Brandão. Lecionou também no Conservatório de Música de JOBRA e na Art’J, em regime de substituição, e, como orientador, participou no Estágio de Verão da Mêda (2024) e na Residência Artística da Figueira da Foz (2025).