20 Novembro, 2020

Curriculum Pedro Barbosa


Pedro Barbosa, nascido a 23/04/1985, residente em Vila Nova de Gaia, iniciou os estudos musicais aos 12 anos na classe de trompete na Escola de Música de Perosinho, tendo completado o 5º grau.
Aos 17 anos, na mesma escola, inicia o estudo na classe de contrabaixo sob orientação do professor Joel Azevedo.
Em 2004, ingressa na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de contrabaixo sob orientação da professora Nádia Choi.
Ingressa em 2007 na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Ioury Axenov e posteriormente do professor Manuel Rego com quem completou em 2012 a Licenciatura.
Regressa em 2015 à Escola Superior de Música de Lisboa para realizar o Mestrado em Ensino da Música, no instrumento Contrabaixo e Classe de Conjunto, coordenado pelo professor Manuel Rego.
Na sua passagem por Lisboa ingressou na Banda Sinfónica de Exército Português em 2007 e em 2009 na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Como músico executante participou em inúmeros agrupamentos, como por exemplo a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica de Cascais e Oeiras, Banda Sinfónica Portuguesa, entre outros.
Participou em Masterclasses orientadas por Matthew McDonald, Wolfgang Güttler, Thierry Barbé, Michael Wolf, Gary Karr, Lutz Schumacher, Alejandro Erlich Oliva, Iouri Axenov, Catalin Rotaru, David Murray, Christophe Béreau, Nuno Arrais, Jörg Linowitzki, Edisson Ruiz, Marc Ramirez e em quarteto de contrabaixos por Pavel Gomziakov.
Desde 2017 que se dedica a tempo inteiro ao ensino do contrabaixo, tendo passado por diversas escolas de música. Atualmente, leciona na Escola de Música do Orfeão de Leiria, JOBRA, Academia de Música de Espinho, Escola de Música de Perosinho e Academia de Música de Paços de Brandão.