Email institucional
alvarosilva@acadmusicapb.com
Notas Biográficas
Álvaro Silva, jovem intérprete que cruza o seu percurso em simultâneo com a paixão pela composição. Pautando o seu trabalho pela promoção do eufónio, tanto pela criação, transcrição e encomenda de novas peças para o instrumento, assim como na apresentação em recitais a solo ou com diversos grupos originais.
Nasceu a 1 de julho de 1994 em Ovar e iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Escola da Banda Filarmónica Ovarense na classe de trombone, tendo como professores Rui Bandeira, António Covas e José Azevedo. Em 2007 ingressa na Academia de Música do Orfeão de Ovar, na classe dos professores Daniel Dias e Alcides Paiva e em 2010 é admitido no Conservatório de Música do Porto, na classe do professor Avelino Ramos onde termina em 2014 o Ensino Secundário Artístico no Curso Secundário de Instrumento, com classificação de 19 valores. Em 2014 é admitido pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) na Licenciatura em Performance Musical na classe dos professores Sérgio Carolino e Ricardo Antão, terminando em 2017 com classificação máxima de 20 valores. Nesse mesmo ano, ingressa o Mestrado em Ensino da Música na mesma instituição, onde termina o curso em 2019.
Os seus estudos de composição iniciaram-se sob a orientação do professor Fernando Valente, e mais tarde com Telmo Marques, Carlos Azevedo e Fernando Lapa. Dos seus trabalho, destacam-se duas peças para eufónio e piano: “Fantasia” (2017) e “Vai-te embora, ó papão” (2018), peças que já foram executadas quer nacionalmente quer internacionalmente. “Vai-te embora, ó papão” foi encomendada por Inês Luzio, estreando-a em Lucerne – Suíça (Hochshule Luzerne | Lucerne University of Applied Sciences and Arts). Em 2019, esta peça foi escolhida como peça obrigatória no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, no escalão Júnior. Em 2020, “Fantasia” foi escolhida como peça obrigatória no II Concurso da Associação Portuguesa de Tubas e Eufónios.
De 2019 a 2022, foi professor de Tuba e Eufónio no Conservatório Regional de Música de Ferreirim e na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Actualmente leciona na Academia de Música de Cantanhede e na Academia de Música de Paços de Brandão.