19 Outubro, 2022

Curriculum de Daniela Gomes


Daniela Andreia Ferreira Gomes iniciou os seus estudos na Academia de Paços de Brandão no ano letivo 2007/2008 na classe da professora Carla Rodrigues onde obteve 20 valores no curso de iniciação.
Participou em diversas Master Classes com os Professores Vasco Gouveia, Ana Maria Ribeiro, Paulo Barros, Angelina Rodrigues, Raquel Lima, João Paulo Marta, Michel Bellavance, Nuno Inácio, Sibel Pensel, Irina Stachinskaya, Emily Beynon e Silvia Careddu. Teve ainda o prazer de trabalhar com Gil Magalhães, Stephanie Wagner, Thies Roorda, Jeroen Bron, Jorge Caryevchi e Josephine Olech.
Foi premiada no II Concurso Paços Premium com o 1º lugar e no IV Concurso Paços Premium com o 3º lugar. Participou também no concurso Flautamente, que decorreu no Centro Cultural da Branca, obtendo o 3º lugar da categoria B, e num concurso interno da Academia de Música de Paços de Brandão no qual ganhou as categorias de musicalidade, técnica, sonoridade e perfeição das peças.
Tocou a solo com a Orquestra de cordas da Academia de Música de Paços de Brandão na classe da professora Susana Cordeiro.
Ingressou na Orquestra sinfónica da Academia de Paços de Brandão sob a direção do Maestro Hélder Tavares.
No seu 3º grau, integrou simultaneamente a Orquestra Flautástica, a Classe Flaututti e a Orquestra de Sopros . Em paralelo fez parte da Banda de Música de Espinho com o Maestro Hélder Tavares. Teve o prazer de trabalhar com Maestros como Manuel Silva, Paulo Martins, Hélder Tavares, Luis Carvalho, André Granjo, Ramon Garcia i Soler, Douglas Bostock,, Alex Schillings, Joost Geevers, Johan de Meij e Jos Zegers.
Participou em diversos estágios dos quais se destacam I e II Festival BSP Júnior e Estágio Nacional da APB. No âmbito dos estágios da BSP teve como orientadora Daniela Anjo, Clara Saleiro e Herlander Sousa. Participou na orquestra sénior, dirigida pelo maestro Alex Schillings ( I Festival) e pelo maestro Douglas Bostock (II Festival). Igualmente se apresentou em concertos com Art Ensemble, com a direção de Hélder Tavares e Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, sob direção de Paulo Martins. Em 2020 foi membro do estágio de Verão realizado pela OaFP, sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira. é membro da Banda União Musical Paramense, sob a direção do Maestro Manuel Silva.
Durante o secundário realizou simultaneamente o curso de Lingua e Humanidades o curso de Música. Finalizou o 8º Grau com 19 valores no seu recital final, e com uma média de 17 valores, na Academia de Música de Paços de Brandão, na classe da professora Carla Rodrigues.
Em 2016 iniciou a sua Licenciatura na Universidade de Aveiro, na classe do professor Jorge Salgado Correia. No seu último ano realizou o programa Erasmus+ no Koninklijk Conservatorium Den Haag, na Holanda, na classe do professor Thies Roorda. Terminou a sua licenciatura com nota máxima (20 valores) no seu recital. No ano seguinte permaneceu na Holanda com aulas de flauta sob a orientação da 1ª flautista da Orquestra de Roterdão, Josephine Olech. Nesse mesmo ano, regressou a Portugal e o 1º ano de Mestrado em ensino de Música pela univerdade de Aveiro com sucesso, obtendo 19 valores no seu recital. Atualmente, encontra-se no 2º ano de Mestrado em Ensino de Música.