30 Setembro, 2021

Catarina Vita Godinho


Email institucional
catarinagodinho@acadmusicapb.com

Notas Biográficas
Nascida a 19 de julho de 1989. Natural de Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira. Licenciada em Antropologia, pela Universidade de Coimbra e em Música, na área vocacional de Canto e Mestre em Ensino da Música, na Universidade de Aveiro, sob a orientação da Professora Doutora Isabel Alcobia. Participou em várias Master Classes com grandes nomes da música internacional.
Desde o ano 2008, faz parte integrante do Coro Génesis, dirigido pelo maestro Ernesto Coelho. Interpretou diversas obras no coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro sob a direção de Maestro António Vassalo Lourenço, sob a direção de Maestro Ernst Schelle, no Coliseu do Porto, com o Maestro Eugene Rogers, no Centro Cultural de Belém. Foi Laureada em Dezembro de 2013, no I Projeto Luísa Todi – Jovens Clássicos. Participou, em 2015, no XVI Concurso Internacional de Canto Monserrat Caballè, em Zaragoza e no 16º Concurso Internacional Cidade do Fundão, onde foi laureada. Desde 2013 que integra o elenco de várias produções musicais como “Vamos fazer uma ópera: o pequeno limpa chaminés” de Britten, sob a direção de António Vassalo Lourenço; “La Bohéme” de Puccini, sob direção do Maestro Ferreira Lobo; “Concerto de Natal”, e “40 anos do 25 de Abril”, sob a direção do Maestro Rui Massena, no canal RTP 1; “Carmen” de Bizet, sob direção do Maestro Ferreira Lobo; “O Feiticeiro de Oz” sob a direção de António Vassalo Lourenço; Oratória de Natal de Saint-Säens, sob a direção do Maestro Hélder Tavares; e “A História da Pequena Sereia” da Disney, sob a direção de António Vassalo Lourenço.
Participou no XVI Curso Internacional de Música Vocal 2014, na Classe de Concerto e Classe de Ópera, interpretando o papel de Juno na ópera “Orfeu nos Infernos” de Offenbach, e em 2015, o papel de Suor Angelica, na ópera “Suor Angelica” de Puccini, sob direção de António Vassalo Lourenço e encenação de Claudio Hochman.
Foi convidada como cantora solista, a integrar no 38º Festival Internacional de Música de Verão, em Paços de Brandão, a realizar a abertura do 11º Festivais de Outono com a Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida pelo Maestro Jean-Sébastien Béreau e a integrar as celebrações da Festa das Fogaceiras em Santa Maria da Feira e no Festival Percursos da Música, em 2016. Ainda no mesmo ano, foi solista no FESTIm, no concerto de tributo a Carlos Paião e no Natal (en)Cantado, ambos dirigidos pelo Maestro António Vassalo Lourenço. Foi solista na Missa da Coroação de Mozart, inserido no 40º FIMUV, sob direção do Maestro Paulo Martins. Em 2018, foi solista no Requim de Verdi, inserido no Festival de Música de Leiria, sob direção do Maestro António Vassalo Lourenço.
Mais recentemente, foi solista convidada, em 2023, para interpretar o Requiem de Mozart, com a Orquestra Clássica da Maia, dirigida pelo Maestro Pedro Sousa.
Foi professora de canto em várias escolas, academias e consevatórios, ao longo dos últimos anos.
Encontra-se, neste momento, a fazer o doutoramento em Performance, pela Universidade de Aveiro, sob orientação da Professora Doutora Isabel Alcobia e trabalha na Hymnus – Produções Artísticas, Lda, como gestora de artístas e coordenadora de equipas.