18 Setembro, 2025

Bruna Rafaela Lucas Nogueira


Email institucional
brunanogueira@acadmusicapb.com

Notas Biográficas
Bruna Rafaela Lucas Nogueira iniciou os seus estudos de fagote em 2011, no curso articulado em música da Academia de Música de Paços de Brandão, na classe do professor Arnaldo Costa, concluindo posteriormente o curso com as professoras Cláudia Torres e Rita Pereira. Durante este período colaborou nas orquestras de sopros e orquestra clássica sob a direção dos maestros Arnaldo Costa, Hélder Tavares e Élson Pinho, assim como no coro juvenil orientado pela professora Mafalda Campos Leite, e integrou diversos grupos de música de câmara com orientação dos professores Élson Pinho e Telma Fontes. Completou o curso secundário articulado de música na mesma instituição, na classe da professora Rita Pereira.
Prosseguiu os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde ingressou na licenciatura em Música (Variante Performance — Fagote) em 2019, na classe do professor José Pedro Figueiredo. Durante a licenciatura participou em diversos projetos de música de câmara, nomeadamente o quinteto de sopros “Quinteto Ostinato”, pela orientação do professor Sérgio Neves; o trio de palhetas “Tarde Venire”, também orientado pelo professor Sérgio Neves, com o qual obteve o 3.º lugar no VI Concurso de Música de Câmara de Vila Verde; e um trio de fagotes pela orientação do professor José Pedro Figueiredo. No terceiro ano integrou ainda outro quinteto de sopros, igualmente pela orientação do professor José Pedro Figueiredo. Atualmente encontra-se a concluir o Mestrado em Ensino da Música — ramo instrumento e classe de conjunto, na Universidade de Aveiro, também sob a orientação do professor José Pedro Figueiredo.
No âmbito do seu percurso académico, realizou estágio pedagógico no Conservatório de Música do Porto, sob a orientação da professora Cláudia Torres (classe de fagote) e da professora Oksana Chvets (classe de conjunto).
Ao longo da sua formação participou em diversas masterclasses e workshops com professores e fagotistas de renome, tais como Rui Lopes, Ricardo Ramos, Robert Glassburner, Ricardo Lameiro, Hughes Kestman, André Santos, Francisca Bastos, José Pedro Figueiredo, Pedro Silva e Raffaele Gianotti. Participou como ouvinte no Double Reed Festival Porto 2018, orientado pelos professores Rossana Calvi, Daniel Bernardino, David Tomas Real e Tatiana Martins, bem como na masterclass do fagotista Carlo Colombo. Integrou ainda estágios de orquestra clássica e de sopros orientados pelos maestros André Granjo, Hélder Tavares, Douglas Bostock, Fernando Marinho, Filipe Fonseca (com a presença do compositor americano David Maslanka e do seu filho Matthew), Alberto Roque, Luís Carvalho, Mark Heron, Ernst Schelle, entre outros.
Enquanto fagotista, foi convidada a colaborar em várias formações orquestrais, entre as quais a Orquestra da Lira Açoriana, dirigida pelo maestro André Granjo, bem como a Orquestra Juvenil de Viseu, sob a direção do maestro Cláudio Ferreira. Prestou provas para a Orquestra Sinfónica Ensemble e para a Jovem Orquestra Portuguesa. Foi também membro da Banda de São João da Madeira e é atualmente membro da Banda Musical São Tiago de Silvalde e da Banda de Música da Cidade de Espinho, colaborando igualmente com outras bandas em regime pontual.
Paralelamente à atividade performativa, exerce funções como docente de fagote. Lecionou no Colégio de São Teotónio e na Escola de Artes de Penacova. Atualmente, é professora de fagote na Orquestra Filarmónica 12 de Abril e na Banda Musical São Tiago de Silvalde, mantendo igualmente atividade como intérprete em várias formações orquestrais e bandas filarmónicas.