Email institucional
jeannethvieira@acadmusicapb.com
Notas Biográficas
Licenciatura em Teatro (2014) – Interpretação pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), Porto e Licenciada em Engenharia do Ambiente e Recursos Rurais (2006) pelo Instituto Politécnico de Viana de Castelo.
Executa trabalhos como atriz, performer, criadora artística e formadora.
Diretora Artística da Companhia de Teatro Mnemos (2024), onde se encontra em digressão com a peça Dendryx e Kit Parassimpático (Co-criação com Inês Jesus). De momento está em criação artística do novo projeto “Egg, não!” e os “Tecedores de Desejos”, professora de Aulas Extra Curriculares na área artística e científica e formadora de Teatro na comunidade de Fornos.
Criação artística e comunitária da peça “Dendryx” que teve estreia marcada em 2021 no Festival Imaginarius e que encerra uma trilogia de trabalhos inserida no Orfeo and Majnun Project com temática na sustentabilidade das relações humanas e do planeta.
Participou em 2021, como figuração especial no Telefilme “Armários Vazios” com realização de Cristina Carvalhal no âmbito do projeto “Contado por Mulheres”, Ukbar Filmes e da RTP1, em coprodução com a Krakow Film Klaster (Polónia).
Criação e apresentação da peça para a infância “As Cores do meu Coração” no Cultur’Act em Santa Maria da Feira em 2020. Participou como marionetista em Perlim com a peça “A Boneca Perdida” em 2019 de Alexandre Guaraci e Stella Menz.
Participou no Festival Imaginarius 2019 e em Serralves em Festa, com o projeto artístico e comunitário – Reencontro (II). Ainda em 2019 realizou uma oficina de trabalho com a comunidade em parceria com Vicky Amadune intitulada “Catch Me”.
Participou no programa “Artist-in-Residency for Orfeo and Majnun Project”, in Valetta European Capital of Culture 2018 (Malta) com o projeto artístico e comunitário “Reencounter”sob a direção artística de Airan Berg e Martina Winkel.
Co-fundadora em conjunto com Márcia Gomes e Leonor Rodrigues da Orla – Companhia de Teatro (2016 a 2020); administradora, atriz, produtora, dramaturga e co-criadora de Sapatinhos Vermelhos, Safety Bag, Auto da Nostalgia (de Paulo Barrosa), Cabeça-Oca. Em 2015 realiza Oficina de Teatro Infantil “O Principezinho” com base nos textos de Antoine de Saint-Exupéry na Biblioteca Municipal Almeida Garret – Porto.
Em 2013 realizou a curta metragem “Cuidado Com o que Desejas” de Tiago Braga no papel de Rainha de Copas. Em 2010 desenvolveu o Projeto pedagógico, lúdico e teatral “A Escola com Brincadeira” em Parceria com o Pelouro da Educação de Santa Maria da Feira e em Co-Criação com Vanessa Martins.
Co-fundadora da companhia Art’Encena, onde participou como atriz em “Quinteto de Feira”, “Mouras Encantadas”, “Relógio de Corda”, com encenação de João Fino, diversas peças de cariz histórico e de movimento corporal com manipulação de fogo.
Ainda como atriz entrou em “Cronus” de Sílvia Ribeiro para Guimarães Capital da Cultura, “O Carro dos Loucos” e “Café Valentin” de Victor Valente. Em contexto escolar foi atriz em “Commedia del Arte” (Nuno Custódio e Ana Vargas), “Brecht” (Fernando Mora Ramos e Paulo Calatré), “Vestido de Noiva” (Lígia Roque) e “Esta Noite Improvisa-se” (Nuno Carinhas).
Tem várias formações e participações:
Em 2022 participou em três MasterClasses com Marta Pazos, Hugo Cruz e Marco Paiva.
Formação Pedagógica de Formadores, Clown (Eva Ribeiro), Dance in Ritual, Construção de Máscaras (Victor Valente), “Movimento e Improvisação para Atores” (Companhia Solpicó), “Firebirds Flight Assistants” (Companhia Titanick), “Padox dans la Cité (Companie Dominique Houdart e Jeanne Heuclin), “A Rua como um desafio” (Generick Vapeur), “Acrobacia e poesia no teatro de rua” (Transe Express) e outros. Curso de teatro (1 ano) gerido por Victor Valente.