Email institucional
teresasilveira@acadmusicapb.com
Notas Biográficas
Nascida em 2005, Teresa de Jesus Moreira Antunes Dias Silveira teve o seu primeiro contacto com o piano aos quatro anos, tendo iniciado os estudos mais formais na área da música aos oito anos na Academia de Música de Espinho (AME) em regime de ensino integrado. Do sétimo ao nono ano fez o Curso Básico de Instrumento1 na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), onde concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Tecla – 8.º grau. Durante estes anos foi aluna de diversos professores como Beatriz Bettencourt, Víctor Rodríguez, André Oliveira e Luís Duarte.
Atualmente, terminou o primeiro ano da licenciatura no curso de Música- Variante Instrumento na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto. Estuda com o professor Pedro Burmester.
Teresa Silveira teve já a oportunidade de participar em diversas Masterclasses com pianistas de renome como Pedro Burmester, Fausto Neves, Filipe Pinto-Ribeiro, Madalena Soveral, João Bettencourt e João Casimiro Almeida. Teve também experiências dentro do mundo do Jazz com nomes proeminentes como o vibrafonista Eduardo Cardinho e o saxofonista José Pedro Coelho.
Durante o primeiro ano de faculdade, teve masterclasses de piano solo com Fiammeta Facchini do Conservatório A Boito em Parma; de Acompanhamento vocal e instrumental com Andreiana Rosca da Universidade Nacional de Música de Bucareste e de Orchestra score reading com Mario Eritreo do conservatório de música GiuseppeTartini em Trieste.
Participou em eventos como os concursos “Prémio Ilda Moura”, “Elisa de Sousa Pedroso”, alguns organizados internamente na EPME e “Maratona de Teclistas de tributo a Helena Sá e Costa”. O projeto mais recente onde esteve envolvida foi um Curso intensivo de masterclasses na ilha da encontra-se no último Madeira, organizada pela a Associação de Amigos do Conservatório de Música da Madeira, com os professores: Marta Zabaleta, Robert Andres e Artur Pizarro.
Ao longo do seu percurso na EPME participou enquanto pianista na Orquestra Clássica de Espinho sob a direção dos maestros Pedro Neves e Sergio Alapont. Partilhou ainda palco com figuras conceituadas como: Estrella Morente, Mateus Aleluia e António Victorino d’Almeida.
Teresa Silveira tem experiência em música de câmara, tendo já trabalhado em dois trios. Desenvolveu projetos com o seu grupo na EPME, sob a supervisão do professor Trevor Mctait, com apresentações em vários locais como no Auditório de Espinho e uma experiência de gravação no “Boom Studios”.
Estreou a obra ”Cagafierro” do compositor Nuno Peixoto de Pinho. No primeiro ano da faculdade fez também projetos de música de câmara com piano a quatro e oito mãos e um duo com voz.
Já se apresentou a solo em várias salas da sua cidade e também na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos. Para além disso, teve participações várias com o Ensemble Vocal da EPME com repertório diverso, salientando-se a experiência/atuação com o grupo “Sete Lágrimas”. Atualmente, continua a fazer parte do coro da ESMAE, onde tem a oportunidade de atuar em diversos locais.
Terminou o seu Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Tecla com avaliação de 18 no recital de piano e igualmente média de 18. Obteve, inclusivamente, um diploma de mérito de aluna com a melhor classificação do seu curso.
Apresentou-se, recentemente, no pequeno auditório do Rivoli (Teatro Municipal do Porto) num recital, onde interpretou 3 canções de Lopes-Graça para piano e violoncelo.