3 Fevereiro, 2023

Curriculum Luís Almeida


Daniel Almeida, músico multi-instrumentista, nasceu no Porto em 1994.
Concluiu a Licenciatura em música, variante piano e teclas, na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo em 2018, vindo da Academia de Música Valentim de Carvalho. Assume o piano como o seu primeiro instrumento.
Actualmente é pianista acompanhador da Academia de Música de Paços de Brandão, da academia ARTEDUCA e do Conservatório Regional de Ferreirim.
É professor de piano na Academia de Música Valentim de Carvalho e no Orfeão da Madalena.
Trabalha em Música na Comunidade no Projecto Saúde com Arte na União de Freguesias do centro histórico do Porto.
Exerceu as funções de pianista acompanhador no ano lectivo 2017/2018 na Academia de Música Fernandes Fão em Ponte de Lima, na Academia Artes de Chaves, de setembro de 2019 a Julho de 2022 e no Conservatório Regional de Ferreirim no ano lectivo de 2020/2021. Foi ainda pianista acompanhador do Orfeão da Madalena e da Escola de Ballet Pirmin Treku.
Exerceu a função de professor de piano na Academia de música Valentim de Carvalho no Porto e na Academia de música Fernandes Fão.
É membro fundador dos projectos Músicos do Silêncio (2019), onde é pianista e Os Burricos (2017), onde toca gaita-de-foles mirandesa, flauta de tamborileiro, tin whistle, tracanholas e onde também é vocalista.
Faz parte dos projectos Kamarád, onde é pianista, Soldadinhos de Natal, como percussionista e No fio da palavra, onde acompanhou histórias ao piano.
Foi organista na igreja de St. Ildefonso no centro histórico do Porto de 2013 a 2018 e na igreja anglicana do Prado de 2018 a 2019.
Foi regente do coro do Circulo Católico de Operários do Porto, um coro da 3ª idade de música tradicional, e do grupo de fados, assumindo o papel da viola.
Colaborou com a Orquestra de Circo Portuguesa, com a Purgatory Orchestra (de música metal) e com a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves.
A composição e os arranjos são uma área que tem vindo a explorar. Faz os arranjos musicais para o projecto Músicos do Silêncio e mais recentemente para um projecto de música de Carlos Paredes. Compôe, desde 2018, as marchas de São João da Freguesia da Madalena, V. N. Gaia.