21 Novembro, 2018

Curriculum de Liliana Aparício


Natural de Viseu.
Iniciou os seus estudos musicais em 1998, com o Prof. Bruno Cabral.
Em 2000 participou no VI Concurso de Alcobaça dinamizado pelo Professor Aníbal Freire, tendo ganho o 4º lugar na Categoria Infantil; e em 2001 participou no VII Concurso de Alcobaça dinamizado, também, pelo Professor Aníbal Freire, tendo ganho o 3º lugar na Categoria Infantil.
Entre 2001 e 2009 frequentou o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão de Viseu, tendo terminado o Curso Complementar Supletivo de Instrumento (Acordeão), na classe do Prof. Abel Moura e trabalhando com outros acordeonistas como o Prof. Nuno Silva, Profª. Nancy Brito e o Prof. Bruno Cabral. Participou em diversos concertos com a Orquestra de Acordeões da Área Metropolitana de Viseu, dirigida pelo professor Abel Moura.
No âmbito do Festival de Música da Primavera, participou no Concurso de Instrumentistas do Conservatório de Música de Viseu, onde obteve o 1º Lugar na Categoria D – Instrumento (Acordeão) (2009).
Em 2009 ingressou na Universidade de Aveiro na Licenciatura em Música, variante de Acordeão, tendo concluído a mesma em 2012.
Em 2010, frequentou uma Masterclasse de Acordeão com o Prof. Vladimir Zubitsky, na Universidade de Aveiro. Em 2011, participou no Concerto do Prof. Vladimir Zubitsky e da Profª. Nataliia Zubytska, como solista numa das peças “Ommagio ad Astor Piazzolla” (V. Zubitsky). Em 2012 ingressou no Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, tendo participado como solista na Cerimónia da Comemoração do 39º Aniversário da Universidade de Aveiro, na Reitoria da mesma.
Em 2013 participou com o Quarteto de Acordeões no Concerto de Encerramento da Masterclasse de Acordeão orientada pelo Prof. Aníbal, no Porto. Ainda durante este ano, frequentou uma Masterclasse sobre “O Acordeão e o Jazz” orientada pelo acordeonista João Frade, no Conservatório de Música de Viseu.
Em 2014, terminou o seu Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, variante em Acordeão.
Participou, ainda, em masterclasses com o acordeonista Richard Galliano, na Associação D’Orpheu, em Águeda (2014), e com o Prof. Gonçalo Pescada, no Conservatório de Música do Porto, tendo sido convidada para tocar uma peça a solo no Concerto de Encerramento (2014). Organizou e orientou Workshops sobre: o “Funcionamento e Constituição do Acordeão” e “Programas de Notação Musical” (2014). Participou no Festival de Música da Primavera de Viseu com o Quinteto de Acordeãos do Conservatório de Música de Viseu, tendo sido, também, solista no Concerto deste Quinteto, emitido em direto pela Antena 2 (2014). Desde 2014 tem vindo a organizar Masterclasses de Acordeão na Academia de Música de Paços de Brandão. Ainda durante este ano participou como conferencista na Conferência: ENIM 2014 – Encontro Nacional de Investigação em Música 2014 (Lisboa – Portugal).
Em 2015, ingressou no Doutoramento em Estudos Contemporâneos do Ceis20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra. Participou com o seu trabalho na Conferência: 9th Congress of the European Federation of IASP® – Pain in Europe IX, em Viena – Áustria (2015). Participou, ainda, em diversos concertos e numa Masterclasse com o Prof. Abel Moura no Conservatório de Música do Porto (2015).
Em 2016, no âmbito do seu Doutoramento participou, como conferencista, na Conferência “Esperar o Inesperado” – I Mostra de Investigação de Doutorandos da Universidade de Coimbra, bem como, no Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Ao longo do ano de 2016 participou em inúmeros concertos e cerimónias, como instrumentista convidada, de salientar a Cerimónia de homenagem à Professora Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro, na Universidade de Coimbra, bem como, na cerimónia Comemorativa de Fernando Namora, ambas organizadas por professores da Universidade de Coimbra. Durante o ano de 2016 tem feito investigação e escrito artigos científicos nas áreas da Música e Medicina, Música e Educação e Música e Filosofia, tendo já publicado em algumas revistas científicas internacionais. Desde 2016 organiza, em parceria com o seu colega Vítor Monteiro, o Festival de Acordeão Porto, tendo sido diretora artística do mesmo e participado como instrumentista e como conferencista, abordando o tema “Postura, Dor e Perceção de Esforço na aprendizagem do Acordeão”. No âmbito do Festival ainda trabalhou com o Prof. Owen Murray e com a Profª. Inger Murray, docentes da Royal Academy of Music de Londres (Inglaterra); com o Prof. Gorka Hermosa, professor no Conservatório de Música de Santander (Espanha); com o Prof. Olivier Douyez (Bélgica) e seu filho Loris Douyez, do Conservatoire Royal de Mons.
Em 2017 fez formação em Música e Comunidade em Inglaterra, no âmbito do Projeto Erasmus+, tendo trabalhado com diferentes formadores e músicos da Bournemouth Symphony Orchestra. Ainda durante este ano foi júri do 22º Troféu Nacional e 3º Concurso Internacional de Acordeão de Alcobaça.
Em 2018, no âmbito do Projeto Erasmus+, fez formação em Improvisação (Criação e (Des)construção Musical), em Bristol (Inglaterra), tendo trabalhado com diferentes formadores e músicos da Bournemouth Symphony Orchestra. Em 2018, participou com orquestra na Ópera Brundibar, no âmbito do 9º Festival Internacional de Música de Gaia, no Auditório Municipal de Gaia. Participou, ainda, com a Orquestra Clássica do Centro, no âmbito do Concerto de Solidariedade da ADRA, na Casa da Música.
Neste momento, está a prosseguir os seus estudos de Doutoramento na Universidade de Coimbra e é docente no Conservatório de Música de Barcelos, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, na Escola de Música de Perosinho e na Academia de Música de Paços de Brandão.