Augusto Trindade é membro fundador, vice-presidente e concertino da Orquestra Filarmónica Portuguesa. É Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão (FIMUV) desde 2013 e é professor de violino na Academia de Música de Paços de Brandão e na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde exerce o cargo de coordenador e membro da comissão científica do mestrado em música e membro da comissão artística da Orquestra ESART.
Em 2017/2018, integrou o júri da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Realizou a sua formação na Academia de Música de Paços de Brandão onde foi discípulo do professor Carlos Fontes. Concluiu o Curso Superior de violino na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, na classe da professora Zofia Woycicka. Enquanto bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura Portuguesa, obteve o grau de Mestre de Artes em Música no Conservatório Estatal Rimsky-Korsakov de S. Petersburgo (Rússia).
É detentor do Título de Especialista na área de performance.
Durante a sua formação, foi também bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou masterclasses com Zakhar Bron, Mikhail Gantvarg e Aníbal Lima. Posteriormente, estudou com Gerardo Ribeiro na Northwestern University, em Chicago (EUA).
Realizou recitais a solo e música de câmara em Portugal e no estrangeiro, destacando-se a sua participação no XXI e XXVII Festival Internacional de Música de Curitiba (Brasil) e na 4.ª Semana da Música de Ouro Branco (Brasil).
Foi solista com várias Orquestras, nomeadamente a St. Petersburg State Orchestra (Rússia) sob direção do Maestro Vasily Petrenko, Orquestra do Conservatório de S. Petersburgo, Orquestra da Universidade da Extremadura (Espanha), Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Sinfónica Jovem da Universidade de Campinas (Brasil) e Camerata Nov’Arte.
Tocou sob a direção de Osvaldo Ferreira, Ivo Cruz, Marc Tardue, Sir Neville Marriner, Luís Carvalho, Tugan Sokhiev, Leonid Korchmar, entre outros.
Integrou o júri do Concurso de Cordas do Norte, Concurso Santa Cecília, Concurso Internacional Paços’ Premium, Concurso Elisa Pedroso e Provas de Aptidão Profissional dos alunos finalistas das principais Escolas Profissionais de Música.
É convidado regularmente para realizar masterclasses, destacando-se o Festival de Música de Curitiba (Brasil), Universidade de Cumhuryiet (Turquia), Universidade Estatal de Campinas (Brasil), SESI/FIEC em Fortaleza (Brasil), Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Escola Superior de Música de Lisboa, AVA Editions, em todos os Conservatórios públicos e principais Escolas Profissionais e Academias de Música em Portugal.
Colaborou regularmente com a Orquestra do Algarve, nomeadamente enquanto concertino.
Ocupou também este lugar na Orquestra de Câmara Portuguesa.
A sua classe conta com alunos premiados em Concursos Nacionais e Internacionais, destacando-se a Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO), Orquestra de Jovens Mundial, Orquestra Sinfónica do YouTube (YTSO), Orquestra Mundial, Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, Orquestra Jovem da Extremadura, Orquestra Penderecki na Polónia, Estágio Gulbenkian para
Orquestra, Concurso Internacional Paços’ Premium, Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), Concurso Santa Cecília (Porto), Concurso Internacional da Cidade do Fundão, Concurso Elisa Pedroso, Concurso Capela, entre outros.
Gravou para a Editora Numérica, para a RDP, RTP e SIC, TV Brasil, TV Globo e TV Bandeirantes (Brasil).