30 Setembro, 2021

Curriculum António Filipe Valente


Começou os estudos musicais com 8 anos na escola de música da sua localidade, Santiago de Riba-Ul com os percussionistas João Cunha e mais tarde Francisco Soares. Foi admitido na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) em 2004, onde estudou com os professores Joaquim Alves, Nuno Aroso, Pedro Oliveira, Rui Gomes e Paulo Oliveira. Participou também em vários masterclass sob a orientação dos professores Jeffery Davis, Michael Weilacher, Joel Grare, Nicolas Perazza, Nicolas Martynciow, Jean-François Lézé e com o duo de percussão australiano “Speak Percussion Duo”. Atuou em vários festivais como FIME, Serralves em Festa, Tu-cá-tu-lá e vários programas com a Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra Filarmonia das Beiras.
No período entre 2008 e 2011 estudou regularmente com Jeffery Davis. E em 2018 conclui a licenciatura da Universidade de Aveiro no curso de música na vertente de performance em percussão, sob a orientação do professor Mário Teixeira e com a colaboração dos professores Rui Gomes e Fernando Llopis. Tendo atuado regularmente com a Orquestra e Grupo de Percussão da Universidade de Aveiro e participado em vários masterclass com os professores Manuel Campos, Scotty Horey, Álvaro Cortez e no Festival Itinerante de Percussão (2018) com os professores Nuno Aroso, Miguel Bernat, Richard Buckley, Pedro Carneiro, Bruno Costa, Marco Fernandes e Mário Teixeira.
Em 2019, obtém o 3º prémio do concurso “Premio de Interpretação Frederico de Freitas” e participa também no “Ludwig Albert International Marimba Academy” orientado por Ludwig Albert (Belgica) com a participação dos professores convidados, Rodrigo Marques, Joy Yung-Ping Liu, Seung-Myeong Oh e Tanasit Siripanichwattana na edição do mesmo ano.
Em fevereiro de 2021, conclui o Mestrado em Ensino da Música na área de especialização – instrumento – percussão da Universidade de Aveiro.