21 Novembro, 2018

Curriculum Henrique Gomes


Natural de Paços de Brandão – Santa Maria da Feira, iniciou os seus estudos musicais de modo particular tendo ingressado na Tuna Musical Brandoense (actual Academia de Música de Paços de Brandão) em 1979.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian durante a sua formação básica e secundária.
Em Novembro de 1984 começou a leccionar a disciplina de Educação Musical na Escola Preparatória de Grijó. Em Julho de 1985 concluiu o Curso Geral de Piano na Academia de Música de Paços de Brandão.
No ano lectivo 1985/1986 ingressou no Conservatório de Música do Porto inscrevendo-se no Curso Superior de Piano do qual obteve certificação em Setembro de 1989.
Em 1989/1990 começou a leccionar (em regime de acumulação) as disciplinas de Piano e Formação Musical na Academia de Música de Paços de Brandão.
Em Junho de 1991 obteve habilitação profissional à disciplina de Educação Musical na Universidade de Aveiro e, no ensino artístico especializado, certificação da sua profissionalização em Março de 2016.
No ano escolar de 2001/2002 coordenou o projecto “1.ª Música” (por si proposto) que foi protocolado entre a Academia de Música de Paços de Brandão, o Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. O citado projecto permitiu a dinamização de actividades de Expressão Musical ao nível do 1.º ciclo do ensino básico nos estabelecimentos escolares de Paços de Brandão, Rio Meão e S. Paio de Oleiros. Neste mesmo ano lectivo desempenhou as funções de Vice-Presidente do órgão de gestão da Escola Básica 2,3 de Paços de Brandão.
Visando a actualização de conhecimentos participou já em diversos cursos de formação/workshops de prática e pedagogia musical orientados por músicos e pedagogos como Jaime Mota, Álvaro Teixeira Lopes, Edgar Saramago, Nancy Lee Harper, Maria de Lurdes Ribeiro e José Parra.
Presentemente e no domínio do ensino particular e cooperativo leciona a disciplina de Formação Musical – Curso Secundário – na Academia de Música de Paços de Brandão, tendo desempenhado as funções de coordenador no âmbito desta disciplina nos anos escolares compreendidos entre Setembro de 1993 e Agosto de 2021.
No ensino público lecciona a disciplina de Educação Musical – 3.ºciclo – no Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira.