20 Novembro, 2020

Curriculum Vasyl Tsanko


Vasyl Tsanko nasceu a 2 de fevereiro de 1995 em Svaliava (Ucrânia), onde começou os seus estudos musicais aos 9 anos. Em 2014, concluiu o CTESP em Piano no Colégio de Música de Uzhhorod (Ucrânia), na classe de Natalia Shutko. É licenciado em Composição, Instrumentação e Tecnologias de Informação Musicais pela Academia Nacional de Música da Ucrânia. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música (variante – Piano) em 2020, na classe de Álvaro Teixeira Lopes, tendo obtido a classificação máxima ao defender a dissertação “O uso das técnicas expandidas no início da aprendizagem de um instrumento: o caso particular do piano”.
Durante o seu percurso musical teve oportunidade de se apresentar no palco dos países tão diversos como: Portugal (Lisboa, Porto, Castelo Branco, Aveiro, Vila Real, Bragança, Águeda), França (Paris, Carcassonne), Ucrânia (Kiev, Kharkiv, Chernigov, Uzhhorod Mukachevo, Svaliava), Lituânia (Vilnius) e Eslováquia (Dolny Kubin, Lipany).
Ativamente promove e interpreta a música recém-escrita, atuando tanto a solo (obras de Jaime Reis, Mario Mary, Robert Normandeau e, também, composições de mais de 20 jovens compositores), como pianista acompanhador (Coro “Voz Nua”, Miguel Maduro-Dias, Roman Strakhov) e membro da orquestra (Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Sopros do DeCA).
Na qualidade de pianista acompanhador, colaborou com a EACMACG, o CRMVR e a Escola de Música de Brovary (Ucrânia). Atualmente, é pianista acompanhador na Academia de Música de Paços de Brandão.