7 Janeiro, 2019

Curriculum Rita Pereira


Rita Miguel Nunes Pereira é natural de Coimbra.
Iniciou os seus estudos musicais na ACM – Coimbra com o Maestro e Professor Virgílio Caseiro em 1995 tendo seguido para o Conservatório de Música de Coimbra onde completou o curso complementar de Fagote em 2009 na classe do Professor José Pedro Figueiredo.
Desde então tem participado em diversos cursos de aperfeiçoamento de fagote com os professores Hugues Kesteman, Pierre Olivier Martens, Rui Lopes, Graciela López Varela, Giorgio Mandolesi, Marco Postinghel, Enrique Abargues e Etienne Lamaison.
Participou também no V, VII e VIII Estágio de Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM), da qual foi formada uma Orquestra Sinfónica – Orquestra Momentum Perpetuum, que fez diversos espetáculos e digressão (Itália) em colaboração com a Academia Nacional Superior de Orquestra (Metropolitana – Lisboa) e também com a Casa da Música (Porto).
Durante o seu percurso musical já teve oportunidade de colaborar como músico com diversos agrupamentos amadores e profissionais tais como a Orquestra de Sopros e Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte – Aveiro, Filarmónica União Taveirense, União Filarmónica do Troviscal, Orquestra do Médio Tejo, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro e também a Orquestra de Sopros de Coimbra onde, atualmente desempenha funções de Vice-presidente da direção.
Teve oportunidade de trabalhar com diversos maestros nacionais e internacionais, como músico, destacando Martin André, André Granjo, Ernest Schelle, Sérgio Alapont, Rui Massena, Nicholas Kok, Robert Houlihan, Rodolfo Saglimbeni, Eugene Migliaro Corporon, António Vassalo Lourenço, Luis Carvalho, Carlos Marques, João Paulo Fernandes e direção de banda com os maestros João Paulo Fernandes, José Pedro Figueiredo, Adelino Mota e  Robert Houlihan.
É membro fundador do octeto de sopros – Hermitos do qual editou um CD no ano de 2010 com o mesmo nome e do decateto OpuSpiritum.
Paralelo à sua atividade, foi uma das principais organizadoras do Estágio de Orquestra de Sopros – Góis de 2010 a 2013.
É primeiro reforço da Orquestra Filarmonia das Beiras desde Novembro de 2012.
Foi terceiro classificado ex-aequo no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras La Salette” 2013, não tendo sido atribuído o primeiro lugar.
É Mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro – Fagote da classe do Professor Pedro Silva desde Dezembro de 2014.
Atualmente leciona na Academia de Música de Paços de Brandão, na Academia de Música de Coimbra, no Conservatório de Música e Artes do Centro (Fátima), no Conservatório de Música David Sousa (Figueira da Foz), na Filarmónica União Taveirense, na S. F. R. B. Vilanovense e na Oficina de Orquestra 12 de Abril (Águeda) as disciplinas de Música de Câmara e Fagote. É ainda Maestrina da Banda Juvenil da FUT desde Dezembro de 2015 e professora de Expressão Musical do 1º Ciclo desde 2013.