9 Janeiro, 2020

Curriculum Paulo Alvadia


Nasceu em 1994 em Valpaços. Iniciou os seus estudos musicais com 7 anos, na Escola de música Osnabruck sob a orientação do professor Francisco Doutel. Nesta mesma escola participou em audições e espetáculos musicais que acompanhou ao piano. Participou no coro “Cronologia dos Sons”, sob a orientação do professor Francisco Doutel, como instrumentista e cantor, realizando atuações no concelho de Valpaços, Viseu e no distrito de Vila Real.
Aos 17 anos deixa o Ensino Secundário regular para ingressar na Escola Profissional de Arte de Mirandela- ESPROARTE, na classe de piano do professor Víctor Rodríguez.
Colaborou com a orquestra sinfónica da ESPROARTE onde teve a oportunidade de trabalhar com os maestros Francesco Belli, Roberto Pérez e Gustavo Delgado. Participou também na Orquestra de Sopros da ESPROARTE onde trabalhou com Maciel Matos.
Em 2012 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de Piano do professor Víctor Rodríguez e em 2014 termina os estudos do Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas.
Nesse mesmo ano ingressou na Universidade de Aveiro na classe de Piano do professor Fausto Neves e em 2018 concluiu a Licenciatura em Performance em Piano. Actualmente frequenta o 2º ano do Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro.
É docente de piano no Conservatório de Música e Artes do Centro desde o ano 2018.
Nos anos 2014 e 2018 participou nos cursos de verão Los Grandes Compositores Cubanos Del S. XIX Y XX, e Chopin en Latinoamérica da Universidad Internacional Menéndez Pelayo (UIMP) sob a orientação do pianista Víctor Rodríguez.
Desde 2015 que é membro do grupo coral “Coro Amigos da Música” dirigido pelo professor Fausto Neves.
Em 2015 apresentou-se em piano a 4 mãos na 1º edição do evento PianoPorto e em 2017 voltou a participar, desta vez na formação de Trio, constituído por piano, viola e flauta. Participou também em eventos café-concerto do Cineteatro Alba e numa cerimónia na Reitoria da Universidade de Aveiro.
Em 2018 foi pianista-convidado no espetáculo Cata-vento de Memórias de Francisco Doutel na inauguração do Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira em Valpaços.
Na área de música de câmara e de coro trabalhou com os professores Ricardo Januário, Eduardo Resende, Shao Ling, Helena Marinho, António Pereira, António Lourenço e Vasco Negreiros.
Frequentou masterclasses com Luís Pipa, Konstantin Scherbakov, Serghei Covalenco, Rodolfo Rubino e Pedro Burmester.