27 Novembro, 2020

Curriculum Luiz Pontes


Luiz Gustavo Pontes começou seus estudos de piano aos 7 anos de idade em Olinda, Brasil. Aos 13 anos se mudou para Brasília, capital de seu país, onde começou também a ter aulas de regência e composição com André Tribuzy e com o maestro Marden Maluf. Nessa mesma idade começou uma atividade pedagógica que se intensificou ao longo dos anos e teve um papel central em toda a sua formação acadêmica.
Em 2008, então com 20 anos, foi aceito na classe de piano de Edson Elias e posteriormente na classe de piano de Jean-Marc Luisada, na Ecole Normale de Musique de Paris, onde concluiu, 4 anos mais tarde, o Cycle d´Enseignement Professionel Supérieur, recebendo grandes elogios por sua musicalidade pungente e técnica notável.
Em 2012 foi aceito no Conservatoire National de Région de Paris na classe de Judy Chin. Ainda em 2012, após uma severa seleção, foi escolhido entre pianistas do mundo inteiro para integrar a classe de virtuosidade do renomado pianista Ricardo Castro, na Haute École de Musique de Fribourg, na Suíça, onde cursou o bacharelado e o mestrado em pedagogia do piano.
Atualmente, Luiz Gustavo Pontes reside em Portugal, onde cursa um segundo mestrado em performance de piano na Universidade de Aveiro, na classe do João Bettencourt da Câmara. Ele se apresenta constantemente como solista e como pianista de música de câmara, já tendo se apresentado em diversos países Europeus, além de realizar um intenso trabalho como professor, atividade que considera de imensa importância para o desenvolvimento de um artista.