3 Outubro, 2019

Curriculum Jorge Castro


Natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais em 2000 pelo Baixo Eléctrico. Ingressa em 2005 na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo onde terminou o Curso de Instrumento. Posteriormente, ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do prof. Adriano Aguiar, terminando a licenciatura na ESART/IPCB na classe do prof. Adriano Aguiar, com 19 valores no recital final e média final de curso de 16 valores. Realizou o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho. Em Master Class, trabalhou com António Augusto Aguiar, Leon Bosch, Giuseppe Ettorre, Chi-Chi Nwanoku, Alejandro Elrich Oliva, Marc Ramirez, Catalin Rotaru, Rinat Ibragimov, Michael Wolf, Iouri Axenov, Petia Bagovska, Duncan McTier, Massimo Giorgi, Petru Iuga, Alberto Bocini, Thierry Barbé, Gabrielle Ragghianti e Janne Saksala.

A nível orquestral, trabalhou com as seguintes orquestras: Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra da Universidade do Minho, Orquestra Ópera no Património, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Sinfónica Metropolitana e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Gravou para RDP/Antena 2 e actuou em directo para RDP/Antena 2 e a RTP 1.

Ganhou o 1º Prémio no 2º Concurso de Composição do séc XXI “Olivier Messiaen” com “Serenata” para contrabaixo solo.

Através de prova, ganhou um lugar de Contrabaixo Solista B através de prova para a “Fundação Orquestra Estúdio – Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012”, fazendo parte da mesma até à sua extinção.

Em 2013, participou nas tournées pela África do Sul, Espanha e Holanda com a The World Orchestra, sob direção do Maestro Josep Vicent, actuando em festivais como o de Stellenbosch, Durban, Cape Town, Gratchenfestival, onde desempenhou o lugar de Chefe de Naipe.

Foi solista, juntamente com Samuel Abreu, no Concerto para 2 Contrabaixos de G. Bottesini com a Orquestra Con Spirito.

Foi professor de Contrabaixo e Música de Câmara na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Academia de Música de Viana do Castelo. Actualmente, professor de Contrabaixo no Conservatório Bomfim e na Academia de Música de Paços de Brandão.

Maestro/Ensaiador da Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga.

Actualmente, é chefe de naipe de Contrabaixo na Orquestra Filarmónica Portuguesa e na Orquestra de Guimarães.

Membro fundador do grupo “Indigo Quintet” de música original com a formação de Corne Inglês, Contrabaixo, Guitarra, Violoncelo e Percussão.