30 Outubro, 2019

Curriculum Francesca Serafini


Formou-se no Conservatório de Música “A.Casella” de L’Aquila (Itália) com Drahomira Biligova e Luciana Alfiero, conseguindo o nível superior com máxima classificação, louvor e menção honrosa. Como melhor pianista diplomada ganhou uma bolsa de estudo atribuída pela Universidade de Música de Deajan (Corea do Sul).

Participou nos cursos superiores de aperfeiçoamento orientados pelos professores Paul Badura-Skoda, Nazzareno Carusi, Oxana Yablonskaya, Marcello Abbado. Aperfeiçoou-se ainda com o prof. Kostantin Bogino na Academia Angelica Costantiniana de Roma, com Sergio Fiorentino na Academia de Música de Napoli e com o Trio di Milano (M. Sirbu, R. Filippini, B. Canino) na Escola de música de Fiesole.

Foi decisivo para a sua formação o encontro com Bruno Canino, com o qual aprofundou o repertório camerístico.

Foi vencedora de numerosos concursos nacionais e internacionais, entre os quais:concurso nacional “F. Schubert”, “Agorá 80” de Roma, Prémio Beethoven de Crotone, Concurso “Mascia Masin” de San Gemini, prémio “Lucus” para a música de câmara, 1º prémio absoluto no Concurso de Música da Câmara Gravina de Puglia, etc.

Colaborou com vários artistas entre os quais os violinistas Vadim Brodsky, Roberto Valdés, Grigori Zhislin. Actuou inúmeras vezes como solista e em formações de câmara na Itália, Portugal, Austria, Alemanha, Hungria, Suiça.

Tocou em directo para a televisão italiana (Rai 1) e gravou para a BMG um Cd de músicas contemporânea.

Em 2015 foi convidada pelo Maestro Emanuele Andrizzi para 2 concertos e master class na Rossevelt University de Chicago em duo com a pianista Daniela Ignazzitto.

Colaborou na realização da Ópera “ Le nozze di Figaro” de Mozart realizado pelo Conservatório Superior de Música de Gaia e com a Orquestra do Norte como pianista correpetidorana Opera Carmen de Bizet e no Barbeiro de Sevilha de Rossini, com a direção do Maestro José Ferreira Lobo.

Em 2019 participou à peça do Teatro “ Alice no país das Maravilhas” integrando a orquestra nas representações no Teatro S. João do Porto.

Como pianista acompanhadora colaborou no primeiro “Incontro Internazionale di Flauto” de Francavilla, Pescara, trabalhando com o Prof. Dante Milozzi e a Prof. Magali Mosnier.

Em 2017 acabou o master em Musicoterapia na Universidade de Extremadura, Espanha, sendo o trabalho de musicoterapeuta sempre presente na sua atividade ( lar de idosos, prisões, centro de acolhimento de crianças, pessoas com deficiências).

Actualmente é pianista acompanhadora no Conservatório de Música do Porto e na Academia de Música de Paços de Brandão.