Plano de Contingência da Gripe A

Plano de Contingência para a Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB)


De modo a procurar diminuir os riscos de contágio da chamada Gripe A (vírus H1N1), a AMPB decidiu implementar e divulgar o presente Plano de Contingência, que poderá ser revisto a qualquer momento, de acordo com as recomendações da Direcção Geral da Saúde e outras entidades competente.  


1)     A AMPB designou como coordenador global do Plano de Contingência a Dra. Sandra Figueirôa apoiada pela equipa operativa Eng.ª Isabel Castro, Juliana Machado e José Teixeira.


 


2)     A pessoa responsável pela execução das diferentes actividades do plano de contingência é a Dra. Sandra Figueirôa e como substitutos terá a Eng.ª Isabel Castro, Juliana Machado e José Teixeira.



3)     As Actividades essenciais e prioritárias da AMPB são:


Funcionamento Escolar – Docência de Aulas e Trabalho Administrativo – Secretaria:


 


·         Absentismo ligeiro (casos esporádicos e isolados de doença) – Manter-se-á a componente lectiva presencial com os alunos/professores que não foram infectados pela doença. Cumprir-se-á o protocolo nos restantes casos. 


·         Absentismo elevado – Avaliação e comunicação ao Delegado da Saúde a quem competirá sobre o encerramento temporário da AMPB. Manutenção da componente segurança e tarefas administrativas essenciais.    


 


4)     Medidas de manutenção da actividade escolar em situação de crise:


·        Absentismo de Professores – aulas de substituição durante as férias escolares, realização de trabalhos através de e-mail.


·        Absentismo de Trabalho Administrativo – pagamento de propinas através de transferência bancária.


·        Ficheiro actualizado de contactos – os contactos dos encarregados estarão na sala dos professores e na secretaria.


Em caso de encerramento da escola ou absentismo dos professores a comunicação será efectuada através de e-mail, telefone ou ofício a comunicar qual o período de encerramento e quais as medidas de estudo do seu educando durante esse período.


 


5)     Medidas de prevenção e controlo de gripe H1N1:


Distribuição de folhetos informativos e cartazes para prevenção da gripe H1N1 nas salas de aula, nas casas de banho, na entrada da escola e na secretaria.


Distribuição de folhetos informativos aos encarregados de educação, alunos, professores e pessoal administrativo.


 


5.1) Informação: Os docentes irão no início das aulas informar os alunos sobre as medidas de prevenção a adoptar na AMPB. A secretaria informará os encarregados de educação aquando da sua presença na AMPB sempre que estes solicitem esclarecimentos e quando tal se justificar.


 


5.2) Medidas de higiene do ambiente escolar: Antes do início do ano escolar fazer-se-á, através da empresa responsável, um check-up às instalações e equipamentos sanitários. A empresa de limpeza “Lima limpeza” vai colocar à disposição dos utentes mais toalhetes de papel e sabão líquido, e passará a fazer a respectiva manutenção e limpeza das instalações três vezes por semana. Será colocado dispositivo com álcool em gel nas casas de banho.


 


5.3) Medidas de isolamento: Divulgação de não admissão na AMPB de alunos ou docentes que manifestam febre ou outros sinais de gripe a fim de evitar o contágio com outras pessoas. Se alguém tiver dúvidas contactar a Linha de Saúde 24 pelo telefone: 808242424 ou Centro de Saúde de Paços de Brandão, telefone: 227442844. A sala 25 servirá para eventual isolamento de alunos que evidenciem sinais de gripe, durante a permanência na AMPB até os encarregados de educação serem contactados. Esta sala dispõe de mascaras, luvas e desinfectante para as mãos, termómetro, lenços tissues, Antipiréticos e Analgésicos, do tipo paracetamol ou outro indicado.


 


Paços de Brandão, 7 de Julho de 2009


Revisão: 0