Curriculum Marina Pereira


Nasceu em Istres (França). Foi discípula da Profª Otília Sá, com quem iniciou os seus estudos de piano na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Estudou regularmente com a pianista Helena Sá e Costa desde 1989. Ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, sob a orientação da Profª Sofia Lourenço em piano a solo, e de Jaime Mota e José Parra, em música de Câmara.
Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento com eminentes pianistas, tais como Fausto Neves, Vitalij Margulis, Pedro Burmester, Jaime Mota, Luís Moura Castro, Jaroslaw Drzewiecki, Carlos Cebro, Inga Dentzer, e Nancy Lee Harper.
Participou no Seminário Nacional da EPTA – Portugal (Associação Portuguesa dos Professores de Piano) realizado em Novembro de 2004, com o tema “ Aquisição do séc.xx a nível da aprendizagem pianística”.   No Seminário Nacional da EPTA – Portugal realizado em Maio de 2005, com o tema “ Aptidões Funcionais na aula de piano, um domínio Inter- Disciplinar”.  E no 7º Congresso Nacional da EPTA – Portugal realizado em Março de 2006, sob o tema “ A Música Portuguesa e a Pedagogia de piano”.
Ingressou na Universidade de Aveiro na qual é mestre no ensino vocacional da música, onde se tem interessado sobre o ensino atual do piano, tendo desenvolvido um projeto de mestrado, “O Impacto do Articulado sobre o Ensino Especializado da Música”, sob orientação de Nancy Lee Harper e de Helena Santana, com a classificação de 18 valores. Tendo em vista uma permanente investigação e evolução, participou em seminários de Pedagogia Pianística com o Profº Francisco Monteiro, Fernando Puchol, Perter den Ouden,  Arie Keijzer e Christopher Norton.
Frequentemente,  tem apresentado com êxito, alunos em diversos concursos de piano e cursos de aperfeiçoamento pianísticos com os Professores Jaime Mota, Fausto Neves, Alvaro Teixeira Lopes, Constantin Sandu, Vitalij Dotsenko, Ingeborg Balbasvti, Nancy Louisa Harper, e Serghei Covalenco.
Foi pianista acompanhadora na classe de finalistas de canto da ESMAE, sob a orientação de Fernanda Correia. Marina Pereira alia a sua docência de piano, à atividade concertista em  música de câmara. Foi como solista convidada da “Arcádia Ensemble- nas noites clássicas do Casino da Póvoa do Varzim. Integrou o duo “Tempos Ensemble” com a soprano Mónica Lacerda Pais. Foi pianista convidada no Festival Internacional de Música de Verão de Paços de Brandão, a participar com o coro do CIRAC e com a Orquestra Clássica de Paços de Brandão, comentado por Jorge Castro Ribeiro na famosa obra de C. Saint-Säens “O Carnaval dos animais”.
Desenvolve uma intensa atividade no ensino de piano na Academia de música de Paços de Brandão, na qual é delegada do departamento de piano desde 2000. Os frutos desse ensino seguem a sua formação no ensino superior na ESMAE e na UA.