Curriculum Mafalda Campos Leite


Mafalda Campos Leite é natural de Santa Maria da Feira.
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, aí estudou Piano com a Professora Maria Raquel Soares e Flauta Transversal com o Professor Maurício Dias Noites.
Paralelamente, no Conservatório Regional de Vila Nova de Gaia, frequentou o Curso de Canto na Classe da Professora Fernanda Correia. Terminou o Curso Complementar de Técnica Vocal e Repertório com elevada classificação.
No ano letivo de 1997/98, concluiu a Licenciatura em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, Área Específica de Canto, sob orientação do Professor António Salgado.
Atualmente aperfeiçoa-se com a Professora Isabel Alcobia.
Realizou vários cursos de técnica vocal com os Professores António Salgado, Fernanda Correia, José de Oliveira Lopes, Amin Feres, Liliana Bizineche, Jill Feldman e Elsa Saque.
Participou, também, em cursos de interpretação de repertório com Jaime Mota, Jorge de Castro Correia, Jane Davidson e João Paulo Santos.
Cantou “Requiem Op.23” (à memória de Camões) de Domingos Bontempo, “Laudate Dominum” da obra «Vesperae Solennes de confessone KV 339» de Mozart, “Sabat Mater” de Pergolesi, “Come ye Sons of Art” de Purcell, e “Oratória de Natal” de Camile Saint-Saëns sob a batuta dos maestros Leonardo de Barros, António Mário Costa, António Vassalo Lourenço e António Fernando Silva. Em algumas destas obras foi também responsável pela preparação coral.
Interpretou, ainda, “O Messias” de Haendel com o Coro Misto da Covilhã e a Orquestra clássica da Beira Interior sob a direção do maestro Luís Cipriano em Abril de 2004.
Cantou a solo e teve a seu cargo a direção coral da “Missa da Coroação K 317 em Dó” de Mozart, no Espetáculo comemorativo dos 50 anos da Academia de Música de Santa Maria da Feira em associação com a Orquestra e Banda de Jovens de Santa Maria da Feira, sob a direção musical do Maestro Paulo Martins,
Foi solista e preparou o Coro que interpretou a obra “Para um Natal Português” de Eugénio Amorim, no 60.º aniversário da Academia de Música de Santa Maria da Feira, em cooperação com a Orquestra e Banda de Jovens de Santa Maria da Feira, sob a batuta do maestro Paulo Martins.
A 1 de Outubro de 2016 foi solista e preparou o Coro da Academia de Música de Santa Maria da Feira que entoou a obra «Mass Of The Children» de John Rutter, em cooperação com o Coro dos Amigos da Música de Espinho, dirigido pelo Professor Fausto Neves, e com a Orquestra e Banda de Jovens de Santa Maria da Feira, sob a orientação musical do maestro Paulo Martins.
Representou o papel de Mrs. Gobineau, na Ópera «The Medium - Baba, a Espírita», de Gian-Carlo Menotti, sob a direção musical de Caetano Soliman.
Interpretou Frieda e Hella numa versão musical da novela de Mikhail Bulgakov “O Mestre e Margarita” com música de Marina e Natália Pikoul e letra, argumento e produção de Richard Tomes.
Como maestrina dos Coros Juvenis das Academias de Música de Paços de Brandão e Santa Maria da Feira, preparou a Obra coral “Canções da Tradição” com arranjo de Luís Cardoso, interpretada num Concerto realizado no dia 17 de Maio de 2009, na Sala Suggia da Casa da Música, a convite e com a Banda de Música da Cidade de Espinho, sob a direção musical do Maestro Hélder Tavares.
Cantou e gravou, juntamente com as sopranos Filipa Lã e Marina Pacheco, em estreia absoluta, arranjos e doubles de canções de tradição oral portuguesa para 3 vozes femininas de Francisco Monteiro, no Espetáculo “Notas de um percurso” realizado no Pequeno Auditório do Rivoli.
A convite da Orquestra e Banda de Jovens de Santa Maria da Feira, encarnou Elisabeth no musical “Zaad van Satan”, com letra de Jef Mellemans e música de Bert Appermont, sob a direção musical do maestro Paulo Martins.
Foi responsável pela preparação coral, solistas e encenação na Ópera “A Lenda das Três Árvores” de Allen Pote, pela preparação coral na Ópera “A Floresta” de Eurico Carrapatoso e na Ópera infantil “As palavras na Barriga ” de Vasco Negreiros, em cooperação com a Orquestra e Banda de Jovens de Santa Maria da Feira, com a direção musical do maestro Paulo Martins.
Participou na 9.ª e 10.ª Edição do Imaginarius 2009 e Imaginarius 2010, respetivamente, como maestrina do Coro Juvenil da Academia de Música de Santa Maria da Feira, em cooperação com a Instável Orquestra [Coprodução da Câmara Municipal, Feira Viva e CCTAR (Centro de criação para o teatro e artes de rua)] dirigida pelo maestro AleKsandar Caric, durante as quais foram apresentados os espetáculos: “Pinóquio sou eu!” e “A Emocionante História de Francisco, Afonsina e Outras Coisas Mais”.  
Com a Banda de Música da Cidade de Espinho, cantou “Cantigas da Rua” com arranjo de Jorge Salgueiro no «IV Festival Hispano-Luso de Bandas de Música Y Ensembles de Viento» em Zamora e “U mundu drentu a ti” do compositor Hardy Mertens no concerto comemorativo do seu 173º Aniversário sob a orientação musical do maestro Hélder Tavares.
A convite da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, juntamente com o tenor João Carlos Soares e o pianista Joaquim de Carvalho, deslocou-se à França - Joués les Tours, Venezuela, Brasil e Açores para integrar o Espetáculo «Eles por Nós» interpretando canções portuguesas das décadas de 50/70.
Dá voz aos temas musicais mais emblemáticos e representativos do Município de Santa Maria da Feira: “Trova de Vila da Feira” com letra de Leonel Neves e música de Luís de Góis; Canção de “Vila da Feira, oh Terra querida” com letra e música de Alfredo Maya, “A Rainha do Castelo”(Melodia Popular), “A Canção da Fogaceira”, com letra de Carlos Morais e música do Dr. Paulo de Sá, a qual gravou em direto para a RTP Internacional e para o Porto Canal, e o Hino Oficial do Clube Desportivo Feirense com letra de Ernesto Campos e composição musical de Carlos Marques.
Tem-se apresentado em diversos recitais a Solo ou de Música de Câmara, nas mais variadas salas do País.
Ministrou técnica vocal aos elementos do Orfeão de Arouca e dirigiu o Coro de Santa Maria da Murtosa.
Dirige o Coro da Universidade Sénior (Academia de Cultura e Cooperação) de Santa Maria da Feira.
Lecionou no Conservatório de Música de Coimbra e na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães.
Faz parte do corpo docente das Academias de Música de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira e São João da Madeira onde leciona Canto e Classes de Conjunto (Canto Coral infantil / Coro).