Destaques

Recital de Clarinete com Telmo Costa acompanhado ao Piano por Isabel Castro

Caros(as) amigos(as),
 
É com enorme prazer que o(a) a convidamos, bem como a toda a sua família, para o Recital de Clarinete com Telmo Costa acompanhado ao Piano por Isabel Castro, no próximo sábado, dia 26 de Novembro, pelas 21h30, nos Paços da Cultura em S. João da Madeira (Musicatos).
ENTRADA GRATUITA!

PROGRAMA
 
I
 
Ernest Chausson                                Andante et Allegro
 
António Pinho Vargas                         Três fragmentos
                                               I – Presto
                                              II – Expressivo
                                             III – Como uma improvisação mas com o ritmo rigoroso
 
Telmo Marques                                 Sonata Acrílica
                                              I – Allegro risoluto
                                             II – Andante
                                            III – Adagio
                                            IV - Allegro
 
 
II
 
Karol Kurpinski                                   Concerto para Clarinete
 
Francis Poulenc                                  Sonata para Clarinete e Piano
                                                  I – Allegro tristemente
                                                  II – Romanza
                                                  III – Allegro con fuoco
 
Breves Notas Biográficas
 
Temo Costa é natural de Santa Maria da Feira.
Teve o primeiro contacto com a música com o Professor José Américo Belinha na Tuna musical de S. Paio de Oleiros. Prosseguiu os estudos na Academia de Música de Paços de Brandão com o Professor Hélder Tavares, onde se encontra no último ano do ensino secundário.
Frequentou Masterclasses de Clarinete, orientadas por vários mestres como António Saiote, Ana Catalina Ramirez, Victor Pereira, Luís de Carvalho, Nuno Pinto, Fernando Silveira, John Cipolla, Juan Ferrer, Valdemar Rodrigues, Marino Calva, Ricardo Alves, Ricardo Freire, Horácio Ferreira, Edgar Silva, Alan Damiens, Henri Bok, Jusep Fuster, Justo Sanz e Carlos Alves.
Obteve o 3º lugar, no escalão Infantil, para menores de 12 ano, no III Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”; o 1º Lugar, com na Categoria D, para menores de 12 anos, com o Concerto (1ª andamento com cadência) de Franz X. Pokorny, no “Paços’ Prémium”; menção honrosa na 5ª edição do Prémio José Augusto Alegria, no 1º escalão, do qual teve a oportunidade de gravar o concerto para a Antena 2; o 1º prémio no Escalão V do X Concurso Luso Espanhol em Fafe. Fez parte da lista dos encorajados após participou nas audições para a orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO).
É membro da Banda de Música da Cidade de Espinho, onde ocupa o lugar de concertino e do Clarinetíssimo Ensemble. Colabora ainda com inúmeras instituições e associações ligadas à música. Participou em vários estágios de bandas filarmónicas sob a direção de Hélder Tavares, José Petit, Délio Gonçalves e Francisco Ferreira.
Foi convidado para participar no Art '  Ensemble sob a orientação do maestro Hélder Tavares, onde o solista foi o pianista Tomohiro Hatta.
Apresentou-se como solista, no Concurso “Escolas em Palco nos Dias da Música”, CCB em 2011 onde interpretou o Solo de Concours de A. Messager. Ainda, com a Orquestra Juvenil da Academia de Música de Paços de Brandão, apresentou-se a solo com a orquestra onde executou o Concerto  n.º 3 de C. Stamitz, com o qual fez o seu Debut com orquestra. No ano de 2015, tocou o concerto Nº1 de C.M. von Weber, a solo com a orquestra clássica da academia de música de Paços de Brandão e com o Clarinetíssimo Ensemble, em Espanha.
Recebeu uma bolsa da OCPZero, onde teve a oportunidade de para participar no Junior Departement da Ghildhall School of Music and Drama, em Inglaterra. Com este projeto, atualmente JOP (Jovem Orquestra Portuguesa), já teve oportunidade de gravar o Capricho Espanhol de Rimsky Korsakov, assim como participar nas digressões de 2015 e 2016 à Alemanha e Roménia respectivamente.
Depois de seleccionado para a lista de reserva, foi convidado para os estágios Gustav Mahler Jugend Orchester na Páscoa e no Verão de 2016. Com esta orquestra teve a oportunidade de tocar em algumas das salas mais importantes tais como Musikverein (Viena), West Side Story auditorium (Salzburgo), Auditório Nacional (Madrid), BBC Proms (Londres), Stadtkappele Dresden, Konzerthaus (Berlim), auditório Franz Lizst (Húngria), Megaron (Atenas), Slovakar Philarmonia (Eslováquia), fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), entre outras. Trabalhou com maestros, mundialmente reconhecidos, tais como Leo McFall, David Afkaam e Phillipe Jordan.

Imprimir

2016-11-17 15:40:52